Falando de cerveja
Terça, 12 Julho 2022 13:28
ACervA Estrela realiza 6º Festival de Inverno de Cerveja Artesanal
Escrito por Sergio Anachoreta
Evento em 13 de agosto, a 100 quilômetros da capital gaúcha, tem sequência de shows Já se tornou tradição o Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, realizado pela ACervA em Estrela (RS), cidade a cerca de 100 km da capital gaúcha. Com uma variedade de opções de cerveja e shows de bandas de rock, a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (ACervA Estrela) realiza em 13 de agosto, a partir das 15h, o 6º Festival de Inverno de Cerveja Artesanal. O evento tem estandes com cervejarias, oferecendo Pilsen, Weiss, IPA, APA, Stout e Lager, entre outros estilos. Food trucks com os lanches estão confirmados: Carmelito e Beto e Severo Garage. No palco: Rock and BeerBlack ShoesBeto Rosa e BandaBilly BrothersHonky TonkMáfia S/A Serviço O quê: 6º Festival de Inverno de Cerveja ArtesanalQuando: 13 de agosto de 2022, a partir das 15hOnde: Salão do Cristo Rei (Rua Julio de Castilhos, 1.320,…
Publicado em
#DeuNaMídia
Sábado, 21 Mai 2022 19:21
Edelbrau relança cerveja especial para os dias frios
Escrito por Neyle Rossoni
A sazonal Winter é vendida com uma mantinha que abriga a garrafa A chegada dos dias mais frios é marcada pelo relançamento da Edelbrau Winter Oatmeal Stout, cerveja sazonal da cervejaria de Nova Petrópolis (RS). De acordo com o sócio Fernando Maldaner, em 2022, a bebida deve ter uma tiragem de 2 mil unidades com foco nas pessoas que buscam por uma opção que combine mais com a época. O diferencial da cerveja não está apenas na receita, como também na garrafa que traz um “cachecol”, remetendo ao clima da Serra Gaúcha. Lançada pela primeira vez em 2015, a Winter recebeu medalha de prata na Copa Sul-Americana de Cerveja, em 2019. É uma cerveja de alta fermentação, coloração negra, sabor e aroma de maltes tostados que remetem a chocolate e café. A combinação de aveia e malte de centeio lhe confere um corpo aveludado, revelando um amargor suave. Com teor…
Publicado em
#DeuNaMídia
Sexta, 06 Mai 2022 10:52
A mais antiga fábrica de cerveja do mundo descoberta em Abydos, Egito
Escrito por Neyle Rossoni
Arqueólogos no Egito desenterraram o que pode ser a mais antiga fábrica de cerveja conhecida do mundo, com cerca de 5 mil anos. Uma equipe de pesquisadores egípcios e americanos descobriu o local em Abydos, um antigo cemitério no deserto. Eles encontraram várias unidades contendo cerca de 40 potes usados para aquecer uma mistura de grãos e água usada para fazer cerveja. A cervejaria provavelmente remonta à era do rei Narmer, de acordo com o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
Publicado em
Curiosidades
Terça, 03 Mai 2022 13:38
Das Bier lança cerveja colaborativa para o Dia das Mães
Escrito por Sergio Anachoreta
A Tapfer Frau é uma Catharina Sour desenvolvida em parceria com a cervejaria Borck Gestoras de cervejarias artesanais, empreendedoras e mães. Dessas coincidências nasceu a parceria entre Larissa Schmitt, da Das Bier, e Michele Borck, da Cervejaria Borck, na elaboração de uma cerveja colaborativa em comemoração ao Dia das Mães. Larissa destaca: “Queríamos fazer algo que marcasse a data, que imprimisse a coragem, a valentia, a garra e a doçura do que é ser mãe e assumir múltiplas tarefas tanto no lado pessoal quanto no profissional.” A colaborativa foi batizada de Tapfer Frau, que significa Mulher Valente, e é uma cerveja no estilo Catharina Sour, único estilo 100% brasileiro, com framboesa e morango, e 4% de volume alcoólico. Eduardo Rausch, mestre-cervejeiro da Das Bier, explica: “Assim como a Catharina Sour da Das Bier, a Tapfer Frau também tem uma coloração avermelhada, que chama a atenção. A colaborativa preserva as características…
Publicado em
#DeuNaMídia
Märzen é provavelmente uma das primeiras cervejas sazonais de que se tem notícia. Ela era produzida no final de março aproveitando os estoques de lúpulos e cevada colhidos no inverno. A ideia era fazer uma cerveja e deixá-la "armazenada" até o fim do verão, para então refazer a produção. Daí surgiu o termo "Lager", que em alemão significa armazém. Este armazenamento acontecia de março/abril a setembro/outubro. O processo de estocagem era facilitado por um efeito térmico, onde a poucos metros de profundidade, a temperatura se mantém praticamente constante, entre 14 e 18 ºC, mesmo que do lado de fora esteja 30ºC ou -10ºC. Isso facilitava barbaramente a produção. Numa época onde não se conhecia um processo eficiente de resfriamento, tem um ambiente com temperatura constante era tudo de bom. Segue abaixo a descrição da Märzen, de acordo com o BJCP 2015 Impressão Geral: Uma maltada Amber Lager alemã, elegante, com…
Publicado em
Estilos