Cervejando
Express dryhop e uma técnica que desenvolvi para fazer dryhop na cerveja durante o processo de carbonatação. Este processo consiste em colocar certa quantidade de lúpulo num recipiente por onde faço passar a cerveja. Este recipiente é um filtro de plástico de 10 cm de altura onde eu troco o elemento filtrante por uma bazuca pequena de 10 cm também e forro com um saco de voil. A extração dos aromas do lúpulo é feita pela passagem da cerveja pelo equipamento aproveitando o CO2 que está sendo introduzido durante o processo de carbonatação. Vale lembrar que a carbonatação eu faço utilizando uma bombinha. Este processo está esta melhor explicado no artigo fast carbonator. A alteração no processo é simples. Eu incluo o filtro no circuito, entre a saída da bomba e a entrada de gás do portmix/barril. Para este processo eu utilizo 25 gramas do lúpulo em pellet para o…
Publicado em
Em casa, na panela
Neste artigo vou mostrar uma técnica que está sendo muito utilizada entre os cervejeiros caseiros. O "express carbonator". E o que é isso? É uma técnica de carbonatação da cerveja, utilizando-se para isso uma garrafa PET, com o auxílio de um equipamento especial. O Express carbonator. E qual é o objetivo? Muita gente pode achar que este equipamento serve pra carbonatar a cerveja e beber, mas eu prefiro dizer que ela serve para dar uma pré-estreia da cerveja e permitir que você tenha um tempo pra definir qual o "tempero" que você vai dar para sua cerveja. Eu explico! Certa vez eu fiz 20 litros de cerveja. Como o objetivo era uma IPA, seria importante que ela tivesse um amargor presente. Para isso eu utilizei um extrato de lúpulo que pode ser adicionado à bebida depois de pronta. A questão é: Quanto? Não sei. Só provando. A ideia é adicionar…
Publicado em
Em casa, na panela
Você conhece o Lowfoam? Não? Não sabe o que está perdendo! Na realidade você até sabe o que está perdendo, só não ligou o nome a pessoa! Perdendo espaço ou até mesmo cerveja por "cuspir fora" pelo airlock durante a fermentação. O Lowfoam é um produto que pode ser adicionado durante a fermentação com a função de inibir a formação de espuma, em especial nas Ale, por ser se alta fermentação. Durante a fermentação é comum a cerveja produzir muita espuma e por conta disso é necessário deixar um espaço (head space) no fermentador para permitir esta expansão. Com o lowfoam este espaço pode ser muito reduzido. Para você ter uma ideia, recentemente eu fiz uma cerveja utilizando levedura de pão. Este tipo de levedura que provoca uma fermentação intensa (3 dias) com alto grau de espuma. Foram 21 litros inseridos num balde de 22 litros e não houve blowoff …
Publicado em
Tecnologia
Vou descrever aqui um processo que venho utilizando com bastante sucesso há cerca de três anos: starter da levedura. O starter consiste em fazer uma fermentação prévia de uma cerveja (3 litros) utilizando para isso a quantidade de levedura suficiente para 30 litros. Este mosto em especial é normalmente feito de extrato de malte, bem clarinho e sem lúpulo para não dar cor ou sabor diferente na cerveja. Para aumentar o rendimento do starter utiliza-se um agitador magnético que consiste em um ventilador com um imã preso nele. O erlenmeyer é posicionado sobre o ventilador e dentro dele é colocada uma barra magnética. À medida que o ventilador roda do lado de fora, a barra roda do lado de dentro, provocando uma agitação constante no mosto melhorando a aeração e a multiplicação das leveduras. Com isso, admite-se que em 24 horas a quantidade de levedura existente praticamente dobre em relação…
Publicado em
Em casa, na panela
Num kit a gás você pode ter várias configurações, desde uma panela até quatro. Eu uso uma configuração de três panelas. Vamos a elas. Uma panela - BIAB Esta e a configuração mais simples chamada de BIAB ou Brew In A Bag. Cozinhar num saco. Você utiliza um saco fechado (brew bag) que pode ser de voil ou malha ortopédica. Eu prefiro a malha ortopédica ser mais barata e descartável. Serve para filtrar e jogar o bagaço fora. O tamanho da panela vai determinar a quantidade de cerveja que você vai fazer. Coloque sempre um pouco acima, pois a água aumenta de volume quando aquece (4%) e você perde muito líquido no fundo e na evaporação. Então para fazer 10 litros sugiro uma panela de 15 litros. Se o seu gás é de rua, não adianta comprar uma panela maior que 25 litros. Você vai ter muita dificuldade para ferver…
Publicado em
Germinando