Em casa, na panela
Express dryhop e uma técnica que desenvolvi para fazer dryhop na cerveja durante o processo de carbonatação. Este processo consiste em colocar certa quantidade de lúpulo num recipiente por onde faço passar a cerveja. Este recipiente é um filtro de plástico de 10 cm de altura onde eu troco o elemento filtrante por uma bazuca pequena de 10 cm também e forro com um saco de voil. A extração dos aromas do lúpulo é feita pela passagem da cerveja pelo equipamento aproveitando o CO2 que está sendo introduzido durante o processo de carbonatação. Vale lembrar que a carbonatação eu faço utilizando uma bombinha. Este processo está esta melhor explicado no artigo fast carbonator. A alteração no processo é simples. Eu incluo o filtro no circuito, entre a saída da bomba e a entrada de gás do portmix/barril. Para este processo eu utilizo 25 gramas do lúpulo em pellet para o…
Publicado em
Em casa, na panela
Neste artigo vou mostrar uma técnica que está sendo muito utilizada entre os cervejeiros caseiros. O "express carbonator". E o que é isso? É uma técnica de carbonatação da cerveja, utilizando-se para isso uma garrafa PET, com o auxílio de um equipamento especial. O Express carbonator. E qual é o objetivo? Muita gente pode achar que este equipamento serve pra carbonatar a cerveja e beber, mas eu prefiro dizer que ela serve para dar uma pré-estreia da cerveja e permitir que você tenha um tempo pra definir qual o "tempero" que você vai dar para sua cerveja. Eu explico! Certa vez eu fiz 20 litros de cerveja. Como o objetivo era uma IPA, seria importante que ela tivesse um amargor presente. Para isso eu utilizei um extrato de lúpulo que pode ser adicionado à bebida depois de pronta. A questão é: Quanto? Não sei. Só provando. A ideia é adicionar…
Publicado em
Em casa, na panela
Vou descrever aqui um processo que venho utilizando com bastante sucesso há cerca de três anos: starter da levedura. O starter consiste em fazer uma fermentação prévia de uma cerveja (3 litros) utilizando para isso a quantidade de levedura suficiente para 30 litros. Este mosto em especial é normalmente feito de extrato de malte, bem clarinho e sem lúpulo para não dar cor ou sabor diferente na cerveja. Para aumentar o rendimento do starter utiliza-se um agitador magnético que consiste em um ventilador com um imã preso nele. O erlenmeyer é posicionado sobre o ventilador e dentro dele é colocada uma barra magnética. À medida que o ventilador roda do lado de fora, a barra roda do lado de dentro, provocando uma agitação constante no mosto melhorando a aeração e a multiplicação das leveduras. Com isso, admite-se que em 24 horas a quantidade de levedura existente praticamente dobre em relação…
Publicado em
Em casa, na panela
Pasteurização é um processo que tem a finalidade de aumentar a durabilidade de um líquido. Este processo foi inventado pelo químico francês Louis Pasteur que descobriu a existência de micro-organismos, entre eles os fungos responsáveis pela produção da cerveja. A Saccharomyces cerevisiae é a principal levedura utilizada em processos industriais de fermentação alcoólica. Embora não seja comum o cervejeiro caseiro fazer, nada o impede. Se for fazer primming, a pasteurização só poderá ser feita após o período de carbonatação. Se utilizar a carbonatação forçada, pode ser feita em seguida ao envase. O processo é simples. Eu tenho uma panela de 36 litros com fundo falso, bomba de recirculação, tampa com chuveiro e uma panela de fervura de 50 litros, ambas com registro de 1/2 polegada e engate rápido. Como auxiliar de brassagem eu tenho um aparelho chamado SmartMash que controla todo o processo. Em minha panela de fervura de 36…
Publicado em
Em casa, na panela
Segundo o artigo sobre " Do fermentador à garrafa sem contato com o ar ", este artigo falará sobre o processo de trasfega para o postmix e subsequente carbonatação. Primeiramente você deve conhecer seu equipamento, portanto pese seu postmix vazio. Quando ele estiver cheio você saberá quantos litros colocou. O meu deu 4,5kg. Pese também o seu balde cheio. O balde de 22 litros com tampa tem em média 1kg. O meu deu 17,5 Kg, o que deve dar 16,5 litros. Como fica sempre um resto no fundo, vou considerar que entrarão 16 litros. No artigo anterior, estávamos com o balde no maturador que foi trasfegado sem contato com o ar. O mesmo princípio faremos agora. Desta vez, após sanitizarmos o postmix, pressurizo-o utilizando a saída de líquido, pois ela inserirá o CO2 por baixo. Utilize a entrada de gás para sentir o cheiro do CO2. Quando você estiver sentindo, significa…
Publicado em
Em casa, na panela