Germinando
Num kit a gás você pode ter várias configurações, desde uma panela até quatro. Eu uso uma configuração de três panelas. Vamos a elas. Uma panela - BIAB Esta e a configuração mais simples chamada de BIAB ou Brew In A Bag. Cozinhar num saco. Você utiliza um saco fechado (brew bag) que pode ser de voil ou malha ortopédica. Eu prefiro a malha ortopédica ser mais barata e descartável. Serve para filtrar e jogar o bagaço fora. O tamanho da panela vai determinar a quantidade de cerveja que você vai fazer. Coloque sempre um pouco acima, pois a água aumenta de volume quando aquece (4%) e você perde muito líquido no fundo e na evaporação. Então para fazer 10 litros sugiro uma panela de 15 litros. Se o seu gás é de rua, não adianta comprar uma panela maior que 25 litros. Você vai ter muita dificuldade para ferver…
Publicado em
Germinando
As próximas configurações requerem um pouco mais de gasto pois você terá panelas específicas para coisas específicas. Duas panelas Neste caso, ao invés de usar um saco utilizaremos um filtro chamado bazuca que tem a finalidade de reter os grãos e permitir que somente o mosto saia pela torneira. Como os grãos estão em contato direto com o fundo da panela é aconselhável que se mantenha a mistura em movimento sempre que o fogo estiver aceso. Ao final da mostura, faz-se a transferência do líquido para outra panela que será utilizada para a fervura. Você pode fazer a lavagem dos grãos utilizando uma água previamente aquecida e jogar por cima do malte. Evite concentrar o fluxo em um lugar só. Uma outra opção é utilizar um fundo falso. Neste caso você não poderá deixar o líquido parado no fundo sob pena dele caramelizar e para isso será necessário a utilização…
Publicado em
Germinando
Marcado sob
Se você achou de montar seu kit, parabéns. Espero que este artigo venha a auxiliar você na escolha. Neste artigo vou falar sobre máquinas elétricas. Como falei no artigo anterior, máquinas elétricas são boas para pouco espaço e pequenas quantidades, de até 25 litros. Antes de comprar você deve considerar algumas coisas. Todas as máquinas que conheci são 220V. Se na sua casa não tem isso, você tem a opção de adquirir um transformador de 110 para 220. Isso vai aumentar o seu custo mas, é uma solução. Elas se intitulam single vessel. Uma panela, mas não são iguais. Todas possuem um controlador onde a receita é inserida de forma a determinar quais temperaturas deverão ser atingidas e durante quanto tempo. Todas trabalham por recirculação contínua, ou seja, existe uma bomba que força a circulação da água pelo malte para ativar o cozimento. Isso evita ter que ficar mexendo a…
Publicado em
Germinando
Sábado, 09 Abril 2022 16:46
Para fazer cerveja em casa você não precisa de muita coisa. Basta uma panela e um fogão.
Escrito por Sergio Anachoreta
Para fazer cerveja em casa você não precisa de muita coisa. Basta uma panela e um fogão. Era assim que os nossos antepassados faziam, mas se você quiser fazer algo com mais conforto e qualidade, precisará se equipar melhor. E nesta hora você tem que pensar bastante antes de começar a comprar por impulso. Caso contrário esta arriscado a gastar muito e acabar se arrependendo. Antes de mais nada, veja se você tem condições pra fazer cerveja. Se você mora em apartamento, considere a possibilidade de adquirir uma máquina elétrica. Ocupa pouco espaço e dá menos bagunça. Em compensação, a grande maioria delas é 220v. Se você tem isso em casa, maravilha. Se não, vai ser complicado. Essas máquinas elétricas de 25 litros costumam ter perto de 3000w, e com isso o gasto total de energia não chega a 6000w, gerando um custo aproximado de R$10,00 por brasagem. A outra…
Publicado em
Germinando
Marcado sob
Sim. Claro que sim. Minha avó já fazia cerveja. Pelo menos ela acreditava nisso. Hehehe. Mas hoje em dia é muito fácil você fazer cerveja em casa. Eu mesmo, como não poderia deixar de ser, também faço. Para isso, você vai precisar de um conjunto de equipamentos que vão depender do volume e da qualidade da cerveja que você se propuser a fazer. É claro que todos querem fazer a melhor cerveja do mundo, mas para isso vai ter que gastar uns reais a mais. Além disso, você vai ter que arrumar um lugar para guardar essa trapizonga toda e, acredite em mim, é um bocado de coisa. Vamos começar pelo processo. A produção de cerveja pode ser dividida em duas fases: fase quente e fase fria. A fase quente consiste basicamente em cozinhar o malte para produzir o mosto, líquido açucarado que será usado na fermentação. Esta fase dura…
Publicado em
Germinando
Marcado sob